Semana do Meio Ambiente da BR Marinas

BR Marinas vai promover iniciativas de valorização e proteção dos oceanos, durante a Semana do Meio Ambiente.

Os apaixonados pelo mar têm um motivo a mais para visitar a décima edição da Semana do Meio Ambiente da BR Marinas. Neste ano, o evento celebrará o Dia Mundial do Oceano (comemorado em 8/06) e terá uma programação especialmente voltada para conscientizar o público sobre a importância dos oceanos na manutenção da vida humana no planeta. Além de palestras com pesquisadores e especialistas em vida marinha, haverá exposições, oficinas e um mutirão de limpeza, marcado para o último dia do encontro. Num dos estandes, o visitante poderá ver uma réplica em fibra de vidro, em tamanho natural, da nadadeira caudal de uma baleia jubarte. O evento, com entrada gratuita e sem limite de idade, acontece entre 7 e 9 de junho, na Marina da Glória.

A décima edição da Semana do Meio Ambiente da BR Marinas conta com apoio do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A ideia é divulgar entre o público carioca a importância dos oceanos na atenuação das mudanças climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do oceano, e a integração entre ciência, educação, políticas públicas e sociedade civil. O evento está inserindo no contexto da Década do Oceano, criada pela ONU.

– Nós nascemos do mar e nossos valores sempre envolveram sustentabilidade, muito antes que o tema ganhasse relevância. Está no nosso DNA porque esse olhar precisa vir de dentro para fora nas corporações – afirma Gabriela Marins, CEO da BR Marinas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Padilha, celebra a iniciativa:

– Seguimos firmando parcerias com universidades, sociedade civil e terceiro setor para desenvolver projetos científicos e políticas de proteção ambiental. A conservação e o monitoramento de espécies ameaçadas nos 246 quilômetros do litoral carioca é uma agenda fundamental. Esse encontro representa uma rica e inovadora troca de experiências

Como será o evento:

Na X Semana do Meio Ambiente da BR Marinas e Dia Mundial do Oceano haverá palestras, uma feira com expositores de projetos ambientais e de pesquisa e uma ação de sensibilização ambiental: um mutirão de limpeza que irá acontecer no último dia do evento. Além de estudantes de graduação de Biologia, Oceanografia e áreas afins, a programação terá atrativos para o público em geral.

As palestras serão oferecidas por especialistas e pesquisadores dos setores público e privado e da sociedade civil. Entre os convidados, Alexander Turra, coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano; André Abreu, diretor de Políticas Internacionais para o Oceano da Fundação Tara Ocean; Enrico Marcovaldi, um dos coordenadores do Instituto Baleia Jubarte e Simone Pennafirme, gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

As apresentações acontecerão de forma presencial, num espaço com capacidade para 100 pessoas, e serão transmitidas ao vivo por meio do Canal no YouTube da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, permanecendo disponível para acesso para o público em geral. As palestras irão seguir sete eixos temáticos:

1. Qual oceano nós queremos?
2. Biodiversidade Marinha
3. Políticas Públicas frente às Mudanças Climáticas
4. Economia Azul – Desenvolvimento Sustentável e Inovação
5. Poluição por resíduos sólidos e conservação
6. Dimensões Ambiental, Social e de Governança (ASG) frente às mudanças climáticas
7. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Terceiro Setor

A ação de sensibilização ambiental será feita por meio de um mutirão de limpeza, com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o lixo marinho, com a participação de voluntários.

Tanto os resíduos coletados durante a ação, quanto os produzidos durante o evento serão analisados para produção de um relatório de gestão de resíduos. A pegada de carbono do evento será quantificada e zerada a partir do plantio de mudas da Mata Atlântica/Manguezal.

No estande do Inea, guardas ambientais do Parque Estadual Cunhambebe, na Costa Verde, apresentarão o projeto de conservação e recuperação da área remanescente da Mata Atlântica e da porção fluminense da Serra do Mar.

Década do Oceano

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nela foram estabelecidos 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), que devem ser alcançados por todos os países até 2030. O Objetivo 14 da Agenda 2030, Vida na Água, visa a conservar e a promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

Em 2016, as Nações Unidas concluíram a primeira “Avaliação Mundial dos Oceanos” que apontou a urgência de gerenciar com sustentabilidade as atividades no oceano. Diante disso, em 2017 foi proclamada a “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, ou “Década do Oceano”, a ser implementada de 2021 a 2030, buscando cumprir os compromissos da Agenda 2030, com foco no ODS 14 e correlatos.

Um dos pilares para o sucesso da Década do Oceano é o desenvolvimento de uma Cultura Oceânica, que tem objetivo de disseminar a compreensão/percepção da influência do oceano sobre a sociedade, e vice-versa, especialmente no atual momento de emergência climática. O oceano tem relação direta com a manutenção do clima global, é garantia de segurança alimentar, fonte de saúde humana e significativamente relevante na economia global, além de deter a maior parte da biodiversidade do planeta.

Programação completa e inscrições no link:
https://campanha.brmarinas.com.br/semana-do-meio-ambiente