Primeiro boat show 100% sobre as águas encerra com sucesso em Salvador

Na última semana, de 6 a 10 de novembro, o Salvador Boat Show marcou a sua chegada na capital da Bahia com sucesso de negócios e a confirmação de nova edição para novembro de 2025 pelo Grupo Náutica. Além da efetivação de vendas de mais de 20 barcos e relações comerciais entre expositores e visitantes, o Salvador Boat Show, que teve o apoio do SAC Náutico e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, foi um marco para o estímulo do turismo náutico pelo grande potencial da Baía de Todos os Santos, a maior do país e a segunda mais navegável do mundo. Foram 30 embarcações apresentadas, de jets a lanchas de luxo, além de equipamentos, acessórios, revestimentos, carretas, além de produtos conectados com o público da náutica como condomínio de luxo, moda e off road.

“Por meio do Grupo Náutica, estamos em Salvador desde o ano 2000 realizando regatas, estruturas náuticas, guias da Revista Náutica e sempre acreditamos no potencial desta região para um Boat Show. Com apoio da prefeitura, de nossos expositores e parceiros, nosso objetivo é trazer cada vez mais atrativos para a cidade, envolver a comunidade e contribuir com o desenvolvimento de um setor de alta geração de empregos e crescimento econômico. Esta primeira edição foi um sucesso e já estamos trabalhando no planejamento da edição de 2025”, destaca o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

“Vamos investir ainda mais porque sabemos da importância do setor náutico para a geração de renda para a nossa cidade. Esta é a primeira edição e as próximas quatro estão garantidas”, disse o prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante a abertura do evento que contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre autoridades e líderes do setor.

Entre os modelos de embarcações mais procurados, destaque para lanchas entre 30 e 40 pés com motor de popa. Esse tipo de motorização, além de ter manutenção relativamente simples e de custo mais acessível, oferece maior versatilidade em águas rasas, o que facilita a aproximação em áreas de pouca profundidade.

“Para se ter uma ideia, em São Paulo e no Rio a média de uso é de 80 horas/barco e em Salvador é de 100 a 200 horas/barco. E o motor de popa facilita a manutenção para quem usa muito, por isso é tão procurado aqui”, explica Paulo Tadeu, CEO da Real Powerboats. “A tendência para o Salvador Boat Show no ano que vem é que seja ainda melhor porque este ano foi um sucesso”, ressalta o executivo sobre as vendas e a alta procura de embarcações, especialmente em torno de 30 pés. Além disso, o estaleiro, que lançou no evento o projeto de um novo modelo com motorização de popa de 40 pés, já está com diversas negociações e deve ser exposto no próximo Salvador Boat Show.

Da mesma forma, o estaleiro Ventura comemora grande aceitação e ótimos negócios. “Tivemos bastante visitação e procura. Tenho certeza de que o Salvador Boat Show vai se consolidar como o grande evento do Nordeste atraindo pessoas não só daqui, mas dos diversos estados da região. Entre os vários modelos apresentados, a V300 Day Cruiser com opção de motores de popa agradou muito o público de Salvador pelo fato da facilidade de levantar e tirar os motores da água. Além das lanchas, trouxemos o nosso jet 100% elétrico e a nossa linha de utilitários terrestres Adventure”, contou Marco Garcia, CEO da Ventura.

Os barcos do estaleiro pernambucano NX Boats também encantaram os visitantes do evento. Felipe Guedes, diretor comercial da NX Boats, disse que ficou muito satisfeito com a qualidade do público e com a primeira edição do evento. “Tivemos a oportunidade de mostrar a nossa NX 44 pela primeira vez aqui e foi muito gratificante, o público aceitou muito bem”, destacou o executivo ao falar sobre o modelo de lancha de luxo com assinatura do estúdio italiano Pininfarina, recém-lançado no Brasil.

Mais um destaque do evento foi a fabricante Azov Yachts que levou seus modelos de 26 a 48 pés para o público de Salvador. “Fizemos ótimos negócios para todos os modelos, recebemos novos clientes e os barcos foram muito visitados. Aqui tem a vantagem de realizar o test drive, o cliente consegue sentir a navegação e é maravilhoso neste cenário incrível”, comemorou Ana Beatriz Avelar, diretora da Azov Yachts.

Embarcações de luxo da Schaefer Yachts também surpreenderam. “A Baía de Todos os Santos proporciona diversidade de atrações para utilização da embarcação, como: passeios diurnos, pernoite e passeios costeiros. Percebemos vários clientes novos no evento e o resultado foi muito satisfatório. Os esforços valeram a pena. Já estamos com várias negociações em andamento e algumas já finalizadas”, contou Márcio Pacheco, representante do Nordeste da Schaefer Yachts. Segundo ele, o destaque do Salvador Boat Show em termos de visitação foi o modelo de 66 pés, a maior exposta no boat show de Salvador, além da lancha de 45 pés da marca.

Catamarãs, veleiros e barcos a motor do renomado Grupo Beneteau foram mostrados de forma institucional no estande da Aloha Náutica. “Salvador tem tudo a oferecer para a área náutica e confirmo que um evento como este acontecendo na Baía de Todos os Santos é sucesso. O mercado de vela é novo aqui, mas temos todo o potencial para desenvolver a área náutica e vemos com bons olhos eventos como este”, ressaltou Cecília Avena, sócia da Aloha Náutica, representante exclusiva no Brasil dos veleiros, catamarãs e barcos a motor do Grupo Beneteau.

O mundo dos jets também atraiu público ao evento. “Com a realização do boat show em Salvador, pela força da feira, ganhamos mais credibilidade aliado a uma marca como Yamaha, conceituada no mundo todo. Percebemos muita gente nova e houve muita captação de clientes. O pessoal está aceitando muito bem. Nosso forte são as motos aquáticas, como o jet estilo “Stand Up” para andar em pé, e várias opções para lazer, manobras e competições, trouxemos jets para os diversos públicos”, disse Cristiano Magarão, sócio gerente da Magarão Sports, revendedor Yamaha.

A revendedora da Sea-Doo também encantou o mundo náutico trazendo jets de alta potência, como os da linha GTX que chegam ao equivalente a 120 km/h. “O Salvador Boat Show foi muito bem-vindo para fomentar o mercado e superou as expectativas, além de ter atraído novos clientes”, disse Calimann, gerente comercial sobre a participação no evento.

“Chegamos em Salvador aproveitando este imenso potencial e trazendo oportunidades para o lazer náutico em produtos e serviços. As embarcações acima de 30 pés aqui para o Nordeste tiveram ótima aceitação. Observamos também pessoas descobrindo novas marcas, produtos e fazendo upgrades de embarcações, conhecendo novos fabricantes e novos modelos. O Boat Show veio a Salvador contribuir para o desenvolvimento do turismo náutico em uma região com tantas belezas naturais. Fizemos um evento 100% sobre as águas na Baía de Todos os Santos, que é a maior do país. Por isso, o boat show não poderia deixar de ser realizado aqui e, portanto, concluímos mais um evento de sucesso.”, ressaltou a diretora da Boat Show Eventos/Grupo Náutica, Thalita Vicentini.

Além de exposição de barcos, produtos e serviços, o evento trouxe atrativos sociais com objetivo de trazer a cultura náutica para todos. Foi o caso de parcerias com o Instituto de Cegos da Bahia, que promoveu aos deficientes visuais experiência sensorial de velejar, e com a Associação I9 Vela, com oficinas náuticas para crianças em vulnerabilidade social.

Créditos fotos: Victor Santos/Revista Náutica