Participação inédita do setor náutico no ABETA SUMMIT – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura

Considerado o principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura ampliou a diversidade de público, incluindo pela primeira vez o Turismo Náutico entre os temas debatidos. O tema deste ano do Abeta Summit , realizado no dia 14 de agosto na Ilha Bela/SP , foi ‘15 anos de Vida Natural’.

Durante o Congresso foram iniciadas tratativas com a atual presidente da ABETA, Teriana Selbach, e o diretor executivo, Luiz de Vigna, no sentido de aproximar a ACOBAR da entidade para explorar as sinergias e ampliar a representatividade perante o poder público.

O painel sobre Turismo Náutico foi composto por André Valentin (mergulhador), Pedro Rodrigues (velejador) e Cacau Peters (especialista em marinas), com a moderação de Patrick Muller (operador de turismo náutico). Na apresentação de Cacau Peters sobre o setor foi demonstrando o impacto socioeconômico do Turismo Náutico, através de um estudo viabilizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, elaborado pela Consultoria Lidera no âmbito do Fórum Náutico Paulista. “O estudo apurou que uma instalação náutica para 300 embarcações movimenta atualmente 140 milhões de reais por ano e garante 780 empregos na região, considerando os impactos diretos, indiretos e induzidos” conclui Peters, ressaltando que o impacto pode ser ainda maior desde que haja o devido planejamento para desenvolver o potencial náutico de cada região.

O Congresso foi promovido com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, reunindo diversas autoridades e mais de 400 profissionais de diversas partes do país para discutirem os rumos e o futuro do setor. O congresso também contou com a presença do Secretário Nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, André Germanos, do Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, além de Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Pedro de Castro da Cunha e Menezes, do Ministério das Relações Exteriores, e Cadu Yang, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mais informações:
Sites: www.turismoilhabela.com