NÁUTICA informa: não há restrição para a navegação de barcos no Brasil

Fonte – https://www.nautica.com.br/nautica-informa-restricao-para-a-navegacao-de-barcos-no-brasil/

Posso navegar: sim ou não?

Essa é a pergunta que todos os donos de barcos estão se fazendo no momento. O jornalismo de NÁUTICA checou a informação com as autoridades marítimas do Brasil e traz a resposta para você.
No presente momento, não há qualquer restrição para a navegação de navios mercantes e embarcações de esporte e recreio em nossas águas. A navegação está liberada. A missão da Marinha do Brasil, por meio das 68 capitanias, delegacias e agências espalhadas por todo o território nacional, é verificar se as embarcações estão em conformidade com as normas de segurança previstas bem como se os condutores estão devidamente habilitados.

Por isso, se as embarcações atenderem as condições de segurança, não há qualquer proibição de navegação nem a aplicação de multas.
Entretanto, em função da pandemia, é recomendado que os navegadores observem previamente os decretos estaduais e municipais vigentes, por conta das medidas restritivas de acesso aos barcos nas marinas.

NÁUTICA acredita que os valores da preservação da vida e da saúde devem prevalecer em um momento como o que estamos vivendo. Por isso, recomendamos que os proprietários de barcos não façam aglomerações a bordo.

Acreditamos que um barco é um isolamento natural, assim como uma casa na fazenda, mas desde que respeitado o distanciamento seguro nas ancoragens e cada um no seu barco com suas famílias, como no exemplo abaixo. Uma pessoa que desrespeita a regra leva o prejuízo para a sociedade inteira.