Norma ABNT

abnt
A NORMA ABNT NBR 14574:2012 - para construção de embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro, está em vigor e publicada para o mercado náutico. A tarefa da ACOBAR tem sido orientar e estimular os fabricantes de todo o país a empregá-la na construção de seus barcos. Colocando as embarcações bem próximas dos padrões internacionais de certificação, o que confere credibilidade ao barco brasileiro em qualquer lugar do mundo.

A NBR 14574:2012 dita as regras e regulamentos para barcos de recreio em materiais compostos (plástico reforçado em fibra de vidro) com comprimento igual ou inferior a 24 metros. Seguindo os padrões internacionais da ISO (International Organization for Standardization), da ABYC (American Boat and Yacht Council), da marca CE (Comunidade Europeia), da DNV (Det Norske Veritas), ABS (American Bureau of Shipping), LRS (Lloyd’s Register of Shipping) e da NORMAN (Norma da Autoridade Marítima Brasileira); com tópicos voltados para as características brasileiras de navegação e construção de barcos.

A Norma ABNT-14574 foi editada no ano 2000 e em 2010 começaram os complexos trabalhos, coordenados pela ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos) com a ABNT, a nova edição, com 15 capítulos, trazem para o fabricante nacional as ferramentas para projetar e construir uma embarcação com segurança e qualidade.

A NBR-14754:2012 entrou em vigor no dia 15/05/2012, podendo ser acessada aqui.

Abaixo o passo a passo para fazer o pedido da NBR-14754:2012

1Acesse aqui o site e clique em comprar.

2Informe seu passaporte de acesso. Caso ainda não seja cadastrado, clique em Não sou cadastrado, crie um passaporte e preencha os campos com seus dados.

3Escolha formato (eletrônico / impresso) e clique em finalizar compra.

4Dê o aceite no Termo de Uso.

5Se você escolher o formato impresso, será solicitada a confirmação de endereço e entrega da norma.

6Escolha a forma de pagamento desejado e clique finalizar.

normatizacao