Fórum Náutico Paulista

O Fórum tem por finalidade apoiar, coordenar e fomentar as ações voltadas ao desenvolvimento do setor náutico paulista, contribuindo com os diversos segmentos relacionados aos esportes, turismo, indústria, comércio e serviços, no acompanhamento e articulação das ações voltadas para a implementação das atividades do setor.

Desde sua instituição, em 2013, o Fórum assumiu como prioritárias as discussões relacionadas às instalações náuticas e facilidades logísticas, contornos regulatórios, tributários e ambientais, capacitação e desenvolvimento de micro e pequenos fornecedores náuticos, geração de emprego e renda, valorização da embarcação “Made in Brazil” e “Made in São Paulo”. A ACOBAR faz parte deste Fórum desde sua inauguração e trabalha para que o setor náutico esteja sempre presente nas ações voltadas para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Para Marco Antonio Castello Branco, presidente do Fórum “A maior missão do Fórum é a aproximação dos diversos agentes do setor com o governo para buscar soluções para o segmento, além de apresentar um diagnóstico das dificuldades encontradas. O Governo de São Paulo tem apoiado, cada vez mais, as ações do Fórum, por entender a importância da atividade náutica e a cadeia produtiva do setor em nosso país”.

Dentre as ações do Fórum, ganharam destaque as questões sobre licenciamento de marinas e garagens náuticas, com o levantamento jurídico para sua regulamentação.  Também foi criado um grupo de trabalho com o objetivo de levantar os dados para produção de manual para o licenciamento e apontar as dificuldades que trazem falta de segurança jurídica para essa atividade.