BR Marinas é referência mundial em práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança)

A ultima edição da Revista Marina World fez uma matéria sobre as praticas ESG da BR MARINAS, a qual já é referencia mundial !!

CLIQUE AQUI e veja a publicação. Link – Marina World

– ENERGIA RENOVÁVEL – Guiada pelos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança), a BR Marinas chega em 2022 com 96% da energia consumida em suas oito marinas oriundas de fontes limpas, combinando mercado livre e energia solar. Com placas instaladas nos tetos dos hangares e em pieres flutuantes, a energia solar já é uma realidade nas unidades de Bracuhy, Piratas e Paraty. Um trabalho que começou a ser desenvolvido em 2018 e não para. A unidade Verolme, maior polo náutico da América Latina, também terá sua demanda atendida por painéis solares. Mercado livre, modelo que permite a negociação direta com geradores de fontes renováveis, é a forma que atende a Marina da Glória, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.

– Nós nascemos do mar e nossos valores sempre envolveram sustentabilidade, muito antes que o tema ganhasse relevância. Está no nosso DNA porque esse olhar precisa vir de dentro para fora nas corporações – afirma Gabriela Marins.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– MONITORAMENTO AMBIENTAL – O monitoramento ambiental das espécies que habitam as águas da Marina Verolme, em Angra dos Reis, foi iniciado em abril de 2021. O levantamento, realizado por biólogos especializados, tem como principal ponto de análise um quebra-mar artificial que margeia o ponto de atracação e serve como refúgio para a fauna e a flora local. A estrutura é povoada por espécies que ali encontram condições apropriadas de colonização e estabelecimento, semelhante ao que acontece em um ambiente natural como um costão rochoso. O objetivo do monitoramento ambiental financiado pela BR Marinas é fazer o levantamento constante do bioma que ocupa a região. Uma maneira de avaliar de perto, a qualidade ambiental do quebra-mar e do seu entorno e, assim, garantir sempre a saúde deste ecossistema, se configurando num importante parâmetro para comparações das condições da vida marinha na Baia da Ilha Grande.

– DESSALINIZAÇÃO – O projeto de dessalinização da água do mar foi iniciado em 2020 na Marina Verolme, em Angra dos Reis. O objetivo é abastecer todo o polo náutico local através deste processo, uma solução inovadora e eficaz para combater a crescente escassez de água potável oriunda de fontes tradicionais. Além de beneficiar o meio ambiente, a iniciativa ainda gera uma economia de 22% para a empresa. A usina de dessalinização instalada na Verolme tem capacidade de produção de 7 metros cúbicos por hora de água doce (168 metros cúbicos em 24 horas), o que suplanta a demanda da marina que registra atualmente um consumo médio diário de 150 metros cúbicos. Além da quantidade, a qualidade da água que resulta do processo apresenta altas taxas de limpeza e eliminação total de componentes orgânicos. O objetivo da BR Marinas é estender essa iniciativa para os outros pontos de atracação no estado como a Marina da Glória.

– RECICLAGEM – Cuidado constante com o lixo que prejudica a vida no mar e é, hoje, um dos maiores problemas da humanidade com coleta seletiva, reciclagem e recolhimento de resíduos flutuantes. Mais de 35 toneladas de recicláveis já foram encaminhadas para o Programa Light Recicla. O bônus no desconto de energia é repassado para a Gastromotiva, articulação global em torno do potencial transformador da comida. Além disso, com o Projeto Zero Plástico, elimina o uso de copos descartáveis de plástico nas unidades da BR Marinas. Em Itacuruçá, foi firmado um acordo de coleta seletiva solidária com a Cooperativa de Catadores de Mangaratiba. Além de beneficiar o meio ambiente, a atividade gera renda diretamente para as famílias dos catadores envolvidos.