boa chanceCom a permissão do editor estou colocando um anúncio para contratação de laminadores de barcos. A vaga está disponível para qualquer dos leitores que se sinta qualificado. Abaixo listamos os deveres e direitos daqueles que se interessarem por esse espetacular emprego:

Só serão aceitos candidatos do sexo masculinoboachance. Nenhuma mulher pode entrar ou permanecer no local de trabalho. Os candidatos, de preferência, devem ser jovens e fortes e devem estar preparados para trabalhar durante o dia e a noite sem horário fixo. Não há período de descanso. Eventualmente isso pode ocorrer, mas ninguém tem o direito de reclamar que está cansado. Todos devem obedecer cegamente às ordens dos chefes, sejam elas quais forem. Neste trabalho o chefe tem sempre razão, não admite contestações, sua palavra é ordem. Os empregados devem evitar ao máximo qualquer tipo de acidente físico. O empregador não fornece plano de saúde, nem qualquer tipo de auxílio para tratamento médico ou invalidez.

A alimentação é fornecida pelo empregador. Ela se resume a algumas bolachas, um pouco de carne e água a vontade. Nenhum empregado pode reclamar da comida. E comer ou passar fome. Eventualmente poderá faltar comida, mas de modo algum o empregador pode ser acusado de desleixo com os empregados por causa disto.

Reclamações serão punidas com castigos físicos. O empregador poderá açoitar qualquer empregado por qualquer motivo, sem que ele tenha direito de reclamar. Reincidência será passível de pena de morte. A sentença será executada quando e da forma que o empregador desejar. O salário só será pago no final da jornada de trabalho. A jornada de trabalho é determinada pelo empregador e pode durar meses, anos, ou mesmo a vida inteira. O empregador não precisa avisar aos empregados qual a duração da jornada de trabalho pois o dinheiro estará sempre guardado com o empregador.

Consideramos o nosso ambiente de trabalho bom embora ele seja muito poluído e tenha um insuportável cheiro de podre, de suor, de urina e fezes, entretanto não consideramos que isso seja um problema. Aguardamos a inscrição de todos vocês. Não há melhor emprego do que esse! Inscreva-se já, enriqueça e seja feliz pelo resto de sua vida!

Você conhece alguém que aceitaria um emprego destes? Provavelmente não. Entretanto as condições de trabalho em algumas fábricas que possuem laminação em fiberglass, ainda hoje, não são muito diferentes daquelas oferecidas no século XVII pela Marinha de Sua Majestade nos navios que formavam a frota mercante e de guerra. Acreditem…. milhares de jovens aceitaram tal emprego, viajaram pelo mundo, defenderam a coroa da Rainha e descobriram vários paises e continentes. Muitos se candidataram mas poucos retornaram.