APEX – Brasil homenageia FIBRAFORT como “Destaque Exportação”

Com vendas de barcos para mais de 40 países, estaleiro brasileiro é homenageado como destaque em exportações

As exportações do setor náutico bateram recorde em 2022 e somaram US$ 30,1 milhões, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), sendo Santa Catarina responsável por 90% deste volume.

O estaleiro Fibrafort, um dos maiores fabricantes de embarcações da América Latina, tem em torno de 15% do volume de produção destinado à exportação. No ano passado, a fábrica foi responsável por entregar em torno de 100 unidades para o exterior, principalmente para países como Turquia, Espanha e Paraguai, seguindo todas as normas e certificações necessárias das localidades que atua. Em razão da alta aceitação de seus produtos no mercado exterior, o objetivo para 2024 é a ampliação de sua presença nos Estados Unidos. Em reconhecimento à atuação mundial entre os anos de 2021 a 2023, a empresa acaba de receber homenagem como “Destaque Exportação” pelo Programa Brasileiro de Qualificação para Exportação (Peiex), concebido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Nossa história com o mercado internacional vem de longa data. Temos mais de 1.000 barcos circulando pelo mundo e, hoje, a fabricação para o mercado internacional já representa 15% do volume de produção. Além de ser relevante para a América do Sul, nossa meta agora é avançar nos Estados Unidos, além de países da Europa e da Ásia. Com certeza, a taxa de câmbio é um fator favorável, mas para se ter competitividade neste mercado altamente exigente é preciso investir em máxima qualidade, entender o perfil do consumidor, seguir as normas de certificações e processos de produção. Outro fator é o desenvolvimento de modelos que acompanham tendências internacionais de design, performance e navegação para o público estrangeiro. Além disso, a participação em programas como o Peiex, que atua com metodologias de exportação seguras e de qualidade, promovem a melhoria e capacitação contínua”, diz a gerente comercial e de marketing da Fibrafort, Barbara Martendal Yamamoto.

Entre os modelos mais procurados estão de pequeno e médio porte com motorização de popa e que partem de valores como R$ 214.800. É o caso das embarcações Fibrafort 188 Joy, Fibrafort 212, Fibrafort 255 GTO e Fibrafort 370 GTX.

Sobre a Fibrafort
Considerada uma das maiores fabricantes de barcos da América Latina, a Fibrafort foi fundada há mais de 33 anos na cidade catarinense de Itajaí, polo náutico brasileiro, e já possui mais de 18 mil barcos entregues no mundo. Produz a conceituada linha de lanchas Focker, modelos de embarcações premiados e de alta qualidade, com dimensões que variam entre 18 e 42 pés. São indicadas para a navegação e diversão em família. Design inovador, beleza, praticidade e conforto, acabamentos para garantir durabilidade e menos ruído, além de alta performance, estabilidade e manobrabilidade durante a navegação são algumas das características inconfundíveis da marca que segue rigorosas normas internacionais de segurança.
Mais informações: https://www.fibrafort.com.br/