Acordo MERCOSUL – UNIÃO EUROPEIA: Fundamental para o BRASIL

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp e Ciesp, gostariam de compartilhar este breve documento que reúne, de maneira concisa, os principais aspectos do Acordo de Associação entre Mercosul e União Europeia. Trata-se de um esforço para situar e qualificar a opinião do setor privado sobre o futuro das relações entre os dois Blocos. A análise não irá além do que já foi divulgado ao público pelas fontes oficiais.

O Acordo de Associação entre Mercosul e União Europeia (UE) é um marco para a integração econômica do Brasil. Após anos de inércia, as negociações foram concluídas no dia 28 de junho de 2019. O entendimento abre caminho para a finalização de outros acordos de livre-comércio em negociação pelo Mercosul, além de reforçar a centralidade do comércio exterior para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no país.

ACESSE AQUI O ESTUDO

O Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp fica à disposição para responder quaisquer dúvidas ou sugestões, por meio do correio eletrônico negociacoesinternacionais@fiesp.com.br e pelo telefone (11) 3549-4635

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo