Palestras – CERTIFICAÇÃO ABNT – OBJETIVOS E VANTAGENS

O evento realizado pela ACOBAR – CERTIFICAÇÃO ABNT / OBJETIVOS E VANTAGENS aconteceu no dia 04 de maio, durante o Rio Boat Show no LOUNGE BR MARINAS na cidade do Rio de Janeiro, e teve a participação dos principais players do mercado náutico na área de construção de barcos de recreio.

Na ocasião, Eduardo Colunna abriu o evento discursando sobre a parceria entre a ACOBAR e a ABNT no desenvolvimento da CERTIFICAÇÃO a fim de promover a qualidade das embarcações nacionais.

O primeiro palestrante foi o Sr. Luiz Boschetti, gerente de Negócios e Desenvolvimento da ABNT, o qual focou sua fala na gestão dos processos internos necessários a um estaleiro para se adequar ao CERTIFICADO ABNT/ACOBAR.

Em seguida o Sr. Marcio Dottori, do Canal Minuto Náutico, comentou sobre a relevância dos critérios da CERTIFIÇÃO ABNT, que tem como objetivo elevar a segurança nas embarcações.

Por fim, Eduardo Colunna mediou um painel com os estaleiros que já possuem o CERTIFICADO ABNT, que teve como diretriz a valorização da marca e a padronização das atividades. Participaram desse painel Marcio Ferreira do estaleiro Fibrafort, José Galizio Neto do estaleiro IntechBoating / Sessa Marine Brasil e Leonardo Fernandes do estaleiro Lanchas Coral.

Marcio Ferreira, falou sobre a experiência de 5 anos com a Certificação ABNT em sua linha de produção, dando mais robustez na qualidade de suas embarcações e principalmente na segurança que proporciona aos seus clientes.

Logo em seguida, José Neto comentou sobre a importância de ter todos os processos dentro da Norma de Certificação ABNT a fim de otimizar e qualificar o mesmo. Acrescentou a importância de ter barcos com excelência na qualidade e com foco na segurança na navegação.

Em seu discurso, Leonardo falou sobre como adaptou os critérios da Certificação ABNT em todo o seu processo de fabricação e como esses critérios foram vantajosos para otimizar sua fábrica e alavancar as oportunidades de entrada no mercado internacional.

Finalizando o evento, Eduardo Colunna evidenciou a importância da segurança na navegação como uma das principais preocupações do setor náutico nacional e como a Certificação ABNT/ACOBAR é a base para termos embarcações mais qualificadas.

Após o debate foi oferecido um coquetel de confraternização, onde todos os presentes puderam tirar dúvidas e conversar sobre melhorias no setor náutico.