24ª edição do Rio Boat Show aquece setor náutico brasileiro

Em mais uma grande edição, salão gera 240 milhões em negócios, com 200 embarcações vendidas e recebe 33 mil visitantes.

A 24ª edição do Rio Boat Show, o maior salão náutico outdoor da América Latina, finaliza mais uma edição registrando ótimos resultados e trazendo as perspectivas de vendas de volta ao mercado . Apresentando o que há de mais novo no setor, o evento movimentou 240 milhões de reais em negócios, com 200 embarcações vendidas. Ao todo, 33 mil pessoas passaram pela Marina da Glória durante os nove dias de evento.

De acordo com Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR, “O Rio Boat Show é um evento magnífico, pois reúne o charme da Marina da Glória aliada a possibilidade de contato com os barcos, propiciando uma excelente oportunidade para os consumidores avaliarem as opções e assim tomarem a melhor decisão de aquisição. O sucesso em negócios reflete na manutenção dos empregos, é a contra partida que o setor oferece, pois somos intensivos em mão de obra não só na fabricação mas em toda a longa vida útil dos barcos, distribuindo renda.

Um dos grandes momentos desta edição foi a consolidação das negociações entre a Sessa Marine e o estaleiro brasileiro Intech Boating. A compra de 100% da Sessa Marine internacional pelo estaleiro catarinense foi muito comemorada durante o evento: “Realizar a solenidade de tanto impacto no meio náutico em um evento tão importante quanto o Rio Boat Show nos deixa otimistas para o futuro. Nossa expectativa é aumentar ainda mais o protagonismo da marca Sessa Marine no mercado mundial”, destaca o empresário Guilherme Marco de Lima, um dos investidores do grupo.

A edição de 2023 do Rio Boat Show ainda contou com muitos outros destaques em se tratando de embarcações. A Azimut Yachts esteve presente com o Grande 27 Metri, uma das estrelas do evento, além do Atlantis 51, que teve sua estreia nas águas da Baía de Guanabara. Assim como a presença do gigante Inace 90 Explora, da Inace SuperYachts, sendo a maior embarcação do evento.

A Schaefer Yachts trouxe para essa edição o lançamento da lancha New Schaefer 375, que com todo seu espaço é capaz de acomodar até 14 pessoas. Além disso, a Seacar Company lançou embarcações inspiradas em veículos de luxo e esportivos. Já a Venture Marine, um dos maiores fabricantes de lanchas do Brasil, apresentou, no Rio Boat Show, a Ventura V450 Fly em sua nova versão, com o layout todo repaginado.

Os veleiros e catamarãs também se destacaram durante a feira. Uma das grandes atrações dessa classificação foi o Catamarã Leopard 46 Powercat. A grande estrela da websérie “Aventura no Atlântico” esteve presente no evento com o comandante da travessia, Guilherme Kodja.

Durante o salão também foram apresentados os modelos de catamarã Lagoon 42 e Lagoon 46 trazidos pelo Grupo Sailing, para aqueles apaixonados por embarcações a vela. Outras grandes marcas de veleiros estiveram presentes no evento, como Jeanneau, Fountaine Pajot, Beneteau, Excess, que mostraram as grandes novidades europeias com embarcações em modelo catamarã e monocasco.

Em relação a equipamentos, a Marine Express fez demonstrações, na prática, de como funciona o estabilizador Seakeeper 1, que contribui para suavizar em até 95% o balanço do barco. A MWM, por sua vez, mostrou seu primeiro motor de popa a diesel. E a Mercury trouxe para a marina da Glória o motor de popa V12 600 hp, o maior do mundo em sua categoria.

A CL Vela esteve com seu projeto “Minha primeira velejada” durante todo o evento, promovendo aos visitantes a oportunidade de velejar pela primeira vez. A escola náutica também trouxe outros cursos do seu catálogo para seu estande, incluindo um novo curso de wingfoil.

Além de movimentar o mercado náutico, o Rio Boat Show também se consolidou como um facilitador para a geração de negócios para além do setor. A Ademicon, a maior administradora independente de consórcios do Brasil, esteve mais um ano contribuindo para o fechamento de negociações.

A feira realizou ainda seu tradicional desfile de barcos. Com direito a jogos de luzes e música, foram exibidas as embarcações presentes no evento, transformando a Marina da Glória em uma imensa passarela.

“O Rio Boat Show já é um evento tradicional e conhecido por impulsionar o setor náutico e toda a sua cadeia produtiva. E, essa edição foi ainda mais especial, pois ajudou a reaquecer o mercado, gerar milhões em negócios, mostrando toda sua força e potencial. ”, afirma Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do salão.

O Rio Boat Show 2023, maior salão náutico outdoor da América Latina, foi realizado entre os dias 29 de abril e 07 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.