1° dia do 6° Congresso Internacional Náutica

O congresso reúne prefeitos, secretários e agentes do setor — de todas as regiões do Brasil — para discutir temas como a despoluição, estratégias e tendências do turismo nacional das águas, além do cenário de retomada econômica pós-covid.

Secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP – Vinicius Lummertz 

O evento, que tem transmissão ao vivo pelo Canal NÁUTICA, no YouTube, antecede a abertura oficial do São Paulo Boat Show 2021.

De acordo com Eduardo Colunna (presidente da ACOBAR) , que palestrou durante o 1° dia do evento – O setor náutico foi um ponto fora da curva nesta pandemia. Ele não representa, de forma alguma, o sofrimento vivido pelos diversos setores do turismo. Para se ter uma ideia, o setor náutico viu o seu negócio crescer 70% apenas em junho de 2020 – e 20% em média no ano passado, segundo a ACOBAR, a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos. As embarcações representaram, de certa forma, um refúgio em um momento muito difícil de confinamento. O potencial do setor, entretanto, está aquém de seu potencial – e foi isso que o 6° Congresso Internacional Náutica mostrou hoje, na SP Expo, do qual participei. A cadeia náutica de lazer em SP movimenta R$ 5,3 bilhões ao ano e emprega 27,5 mil pessoas. Apenas uma instalação de apoio náutico, para se ter uma ideia, com 300 embarcações, gera impacto direto, indireto e induzido de R$ 141 milhões por ano na economia local, o que significa 780 novos postos de trabalho. E vejam só: SP tem cerca de 630 Km de costa marítima, cerca de 4.200 Km de rios navegáveis e mais de 50 reservatórios com grande potencial turístico. É oportunidade que não acaba mais. Temos circuitos náuticos e uma cartilha de boas práticas náuticas (melhorespraticasturismo.com.br). Só falta decolar!